coaching carreira
Coaching de Carreira – para quem está em busca:
– Satisfação, realização e crescimento profissional;
– Viver e prosperar fazendo aquilo que ama;
– Definição de uma nova carreira;
– Autoconfiança para atingir patamares mais elevados;
– Construção ou melhoria do próprio negócio;
– Planejamento de metas de curto, médio ou longo prazo;
– Preparo para assumir cargos de liderança;
– Auxílio na busca por novas oportunidades e preparação para entrevistas;
– Aumento do sucesso objetivo (dinheiro, conquistas materiais, etc) ou subjetivo (satisfação, realização, prazer, etc);
– Mudança de área de atuação ou recolocação profissional, em qualquer fase da vida.
Por que é importante?
Richard Bolles, um dos mais famosos consultores de carreira do mundo, diz que a maioria das pessoas gasta mais tempo planejando as férias do que planejando a própria carreira, sendo que seu trabalho consumirá mais de 80 mil horas de suas vidas. A realidade observada nos dias de hoje não nega tal afirmação. Nunca se viu um número tão grande de profissionais insatisfeitos com suas trajetórias e, grande parte disso, se deve ao fato de que deixaram suas carreiras serem criadas pelas circunstâncias, ao invés agirem como autores da própria jornada profissional, ou seja, não investiram tempo e energia para entender como, quando e onde gostariam de chegar. Com isso, muitos não colheram os resultados que queriam. Ou colheram grandes resultados, mas se viram em trajetórias desprovidas de sentido e propósito. Outros simplesmente perderam o timing e as oportunidades.
Coaching de Carreira é importante e necessário justamente para que se tenha clareza sobre o destino desejado e sobre os passos necessários para chegar lá, o que só é possível através do autoconhecimento e de uma análise profunda do que traz sentido, satisfação e propósito para cada um de nós, além de planejamento e organização. Com o alvo claro em mente, é possível acelerar resultados, investir recursos naquilo que é necessário – e não desperdiçar recursos com mudanças constantes de direção – dar passos certos e obter prazer com cada degrau alcançado.
Como esse passo a passo começa…
No processo de Coaching de Carreira, o coachee é convidado, antes de tudo, a olhar e compreender o próprio perfil de comportamento. Através de análises e relatórios (DISC e Eneagrama), ele entenderá como funciona, como age e reage, quais são seus pontos fortes e fracos, talentos e motivadores, como se comunica, como toma decisões, como é percebido pelas pessoas a sua volta, quais as “sombras” e muitas outras características de sua personalidade, além dos valores e crenças que funcionam como uma bússola interna. A partir dessas análises, começa o entendimento dos fatores internos que limitam e impulsionam sua carreira, assim como do ponto exato em que se encontra no momento.
Depois desse olhar minucioso de si mesmo, o coachee poderá compreender e definir com segurança e clareza o ponto verdadeiramente desejado, podendo assim planejar a jornada e começar os passos necessários para a conquista de seus reais objetivos. Daqui por diante, as ferramentas utilizadas variam de acordo com os objetivos de cada coachee, que podem ser:
– Para adolescentes, definir uma carreira;
– Para jovens, ingressar no mercado de trabalho;
– Para profissionais de todas as idades, fazer mudanças de carreira, conquistar uma recolocação ou uma promoção, liderar, empreender ou simplesmente criar um plano de carreira alinhado com sua essência e valores de vida.
Como começar?
Para iniciar seu processo, você deve entrar em contato e agendar sua Sessão/Entrevista.
A Sessão/Entrevista é uma sessão online (via Skype) realizada antes do início do processo, com duração de 30 a 60 minutos, sendo que não é cobrada e não configura nenhum compromisso. Os objetivos dessa sessão são:
– Coach e coachee se conhecerem;
– Coachee explicar as necessidades, o que busca e o que espera de um processo de coaching;
– Coach explicar os detalhes do processo, funcionamento e resultados que podem ser esperados de acordo com o caso específico apresentado pelo coachee, além de avaliar se ele está apto a realizar o processo;
– Coach apresentar investimento e formas de pagamento de acordo com a modalidade escolhida pelo coachee.